terça-feira, 22 de abril de 2014

Curso: A Produção Cultural no Brasil: Panorama histórico, leis de incentivo à cultura e reflexões político-culturais / 2ª edição

Destinado a artistas, produtores culturais, pesquisadores, jornalistas e demais interessados, o curso trará um amplo panorama sobre a esfera das políticas culturais, abordando os processos históricos, as leis de incentivo à cultura e reflexões político-culturais.

Objetivo:
O curso irá traçar inicialmente um panorama da história das políticas culturais no Brasil e em São Paulo, desde a chegada da família real portuguesa em 1808 até o momento atual. Além do panorama histórico, o curso fará uma reflexão sobre a esfera político-cultural no Brasil atual e trará aos participantes uma visão abrangente da esfera, mostrando as leis de incentivo à cultura disponíveis para uso em âmbitos federal, estadual e municipal. Será feita uma abordagem do contexto sócio-histórico das principais ações governamentais com foco mais detalhado nos últimos 20 anos, a partir do advento das leis de incentivo à cultura.

Pré-requisitos:
• 16 anos
• Ensino fundamental completo
• Contato prévio com arte e a história contemporânea brasileira.

Programa:
• Primórdios das políticas públicas de cultura no Brasil: da chegada da família real, o Estado-novo e a ditadura política dos anos 60
• Redemocratização política dos anos 80 e a implantação das leis de incentivo à cultura no Brasil
• Ministério da Cultura
• A Lei Sarney e a conjuntura da redemocratização
• A Lei Rouanet nos governos FHC, Lula e período atual
• Perspectivas para a implantação da nova lei de incentivo á cultura federal - Procultura
• A história das leis de incentivo à cultura em São Paulo: panorama estadual e municipal
• Leis de incentivo à cultura: panorama atual de possibilidades de uso.
• O programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura como alternativa sustentável.
• Reflexões sobre a esfera político-cultural atual e aplicação na gestão de políticas públicas de cultura
Método:
Aulas expositivas e leitura de artigos sobre o assunto.

Biografia da docente:

Inti Queiroz é produtora cultural, pesquisadora de cultura e mestranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP com pesquisa na área de análise do discurso sociodialógico e filosofia da linguagem. Graduada em Letras nas habilitações de Linguística e Português pela Universidade de São Paulo. Graduação interrompida no curso de história também pela USP. Atualmente está finalizando um projeto de mestrado intitulado “Projeto cultural as especificidades de um novo gênero do discurso” onde analisa como se compõe um projeto cultural e como este é constituído a partir da complexa esfera político-cultural no Brasil. Possui DRT como Diretora de produção de espetáculos há 8 anos. Atua há 20 anos na produção de espetáculos musicais e há mais de 10 anos nas áreas de: pesquisa e consultoria de projetos culturais com leis de incentivo a cultura. Trabalha como produtora de diversas bandas e festivais desde 1995. Desde 2002 é gestora de projetos culturais de diversos tamanhos nas áreas de teatro, audiovisual, artes visuais patrimônio histórico e música. Desde 2007 produz dois festivais paulistas de música instrumental, o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto e o Festival Expresso Jazz SP.

_________________________________

Duração: 4 horas (1 encontro)

Data: quarta-feira, 14 de maio de 2013

Horário: das 19h00 às 23h00 (com intervalo)

Investimento: R$ 30,00

Inscrições, reserva de vaga e informações: educativo@epicentrocultural.com