sábado, 3 de janeiro de 2015

O SESC e a fácil difícil produção de artes em SP...


O SESC é massa, mas pra quem trabalha com cultura sabe que um dos maiores problemas é a burocracia... só dizer que o SESC é o unico espaço da cidade que ainda exige dos músicos OMB e ECAD super em ordem. E o cadastro pra contrato então... uma lista infinita de documentos e corre o risco de não dar certo e ter que começar do começo. Pois é pois é...
Pra nós produtores é bom e ruim. Se por um lado ficamos super tranquilos com a parte técnica e estrutural da produção (quando se produz no SESC é só chegar lá e já está tudo pronto) por outro corta um pouco o tesão de produzir, pois o produtor externo só precisa correr atras da burocracia (justamente a parte que mais odiamos) e da curadoria (que provavelmente já foi feita bem antes).
E o texto do Barça é certeiro (link abaixo). O SESC cria um mercado de cachês infelizmente impraticaveis fora dele. Não há lei de incentivo ou programa de estado que substitua isso. Nesses ultimos anos ouvi diversas falas de Juca Ferreira falando justamente disso, da falta de uma boa política para as artes. Sem dúvida será um dos grandes desafios dessa proxima gestão do MinC. 
Uma das boas iniciativas que estão a caminho é justamente a lei Procultura, que vem substituir a Rouanet e altera totalmente o foco, quando muda critérios de isenção fiscal e distribui melhor os fundos de cultura em Fundos setoriais. Mas pra dar certo precisa também da aprovação da PEC da Cultura. A Procultura e a Pec da Cultura são batalhas que já vem de muitos anos e devem ser um dos motes da nossa batalha esse ano.


http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/08/23/o-sesc-e-a-concorrencia-desleal/

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Como mandar bem num edital cultural...

Estou mergulhada na avaliação de um edital... E agora que ja estou no fim da primeira etapa (avaliação das fichas, documentos e propostas de inscrição) não poderia não falar algumas coisas pra turma da cultura e principalmente pro meus alunos lindos que esse ano vão se aventurar em editais por ai...
- Leiam e interpretem o edital inteiro. Não adianta ler por cima, nem ler mal lido. Se possível leia mais de uma vez e grife as partes mais importantes.
- Se o edital pedir projeto, faça um projeto coerente com o edital, mas principalmente coerente com seu currículo e com o que vc já vem produzindo. Não adianta alguem de fotografia se inscrever em edital de musica ou coisas do tipo.
- Na hora de montar a documentação, faça uma lista check list de documentos, pra não ter perigo de faltar nenhum e coloque os documentos solicitados pelo edital na ordem solicitada pelo edital.
- se o edital pedir copias de comprovantes de participação em espetáculos, cursos, etc. sempre destaque onde aparece o nome de vcs nestes comprovantes, afinal o parecerista não tem tempo nem paciencia de ficar procurando o nome de vcs em materiais enormes.
- Envie apenas o que o edital solicita. Enviar um monte de comprovantes e documentos não solicitados cansa o parecerista que além da sua inscrição terá que avaliar mais centenas de inscrições.
- Faça uma pesquisa sobre o edital e sobre o programa que vc esta se inscrevendo. Isso te dará muito mais chances. O parecerista vai avaliar também o quanto vc demonstra conhecer sobre o que vc esta se inscrevendo.
- Seja objetivo e sincero. um bom parecerista percebe quando a pessoa está tentando mentir ou enrolar a avaliação.
- Seja organizado na apresentação e montagem dos documentos. Uma proposta bem organizada ganha pontos pelo menos com a empatia do parecerista.
- Um edital cultural pede que o inscrito tenha um diálogo com as propostas / missão do órgão, entidade ou empresa a que se concorre. Mas nunca esquecendo que é um edital de cultura e não um concurso careta de outra area.
- Não deixe a inscrição para a ultima hora!!
Nessa época do ano tem muitos editais abertos: Petrobras, Funarte, VAI, etc. Veja qual é o edital que mais tem a ver com sua demanda e boa sorte!