segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Inscrições abertas para o Festival PiB 2011

O PIB – Produto Instrumental Bruto é um festival de bandas instrumentais, que visa promover a cultura da música instrumental contemporânea e inovadora em toda a sua diversidade de estilos musicais. Em 2011, o projeto entra em sua quarta edição e deve acontecer no mês de setembro, num formato parecido com as anteriores, em cinco dias de festival na cidade de São Paulo, com shows, oficinas, debate, feira cultural entre outras atividades.  
As inscrições para bandas interessadas em participar da edição 2011 do festival começam no dia 10 fevereiro e vão até o final de abril. Serão selecionadas 12 bandas instrumentais que concorrerão ao premio de melhor show de cada noite temática.  E estas dividirão o palco dos dias de festival com as 4 bandas madrinhas vencedoras dos prêmios de melhor show em 2010. Além dessas 12 bandas outras 4 serão convidadas a participar dos shows no ultimo dia de projeto na Casa das Caldeiras, num evento não competitivo.
Para maiores informações sobre as inscrições de BANDAS INSTRUMENTAIS para a edição 2011, os interessados devem acessar o site do projeto. http://www.festivalpib.com.br/ a partir do dia 10 de fevereiro.
O Projeto PiB
O Festival PIB - PRODUTO INSTRUMENTAL BRUTO – desde sua primeira edição em 2007, trouxe um novo olhar para a música instrumental, fazendo um contraste entre o primitivo e o moderno, o bruto e o lapidado, a natureza e a cultura. O PIB tem como objetivo a divulgação de alguns dos muitos projetos interessantes que vem sendo produzidos na atual música instrumental brasileira, considerando principalmente a diversidade de estilos musicais e o conceito artístico de vanguarda que se esconde em cada uma das bandas da nova cena.
As edições 2009 e 2010 foram um grande sucesso de público e mídia operando para que a cena instrumental pudesse ser observada mais de perto não só por iniciados e formadores de opinião, mas também pelo grande público. Um especial produzido pela MTV para as duas edições traduziram bem essa nova onda crescente. http://mtv.uol.com.br/showmtv/videos/pib-probuto-instrumental-bruto  
O formato da edição 2011, que acontecerá em setembro, mantém o conceito inicial do projeto de lapidação musical e desconstrução de estilos canonizados, através de texturas e experimentações sonoras, unidos a valorização da natureza. Para isso, nos cinco dias de show representamos os elementos da natureza: Terra, Água, Ar, Fogo, mostrando mais uma vez que o projeto segue o conceito de lapidação e evolução construtiva. Isto nasceu de uma necessidade de não classificar os dias de show do festival por estilo musical, já que algumas bandas misturam diversos estilos numa só música. A cada noite de show serão apresentadas três bandas selecionadas + uma banda madrinha. Aliado a esta estética dos elementos, temos a projeção de imagens de VJs apresentando imagens relacionadas natureza de cada elemento, buscando assim a reflexão do público, desafiado a pensar a música instrumental também como trilha sonora do mundo em que vivemos. Imagens da natureza bela e outras da natureza devastada, levam o público a ter uma experiência sustentável ao mesmo tempo em que assistem aos shows.
As 12 bandas selecionadas para a edição 2011 serão divididas em 3 bandas por noite, nas quatro noites de shows, de acordo com o elemento da natureza apontado pela curadoria do projeto que mais tiver sinergia com seu som. A cada noite dois jurados convidados e mais um voto minerva do público, escolherão o melhor show da noite. Cada uma das 4 bandas vencedoras receberá um troféu personalizado, feito de material reciclado,  mais um prêmio de incentivo em equipamentos e já estarão automaticamente selecionadas para a edição do PiB 2011 como banda madrinha de seu respectivo elemento da natureza.  
Além dos shows o projeto oferece em todas as edições oficinas, feira cultural, debate e a partir de 2010 também uma exposição.
A primeira edição do projeto aconteceu no SESC POMPÉIA, em São Paulo, em 2007 onde tivemos shows com as 12 bandas: Pata de Elefante (RS), Cosmorama (SP), Lenore (GO), Mama Gumbo (SP), Dead Rocks (São Carlos – SP), Búfalos D’Água (Londrina – PR), Gasolines (São Paulo – SP), Maremotos (Curitiba – PR), Fóssil (Fortaleza – CE), Mamma Cadela (SP), Labirinto (SP) e Músicas Intermináveis para Viagem (Porto Alegre – RS) e ainda 2 oficinas interativas, debate e feira cultural.

Na segunda edição em 2009, tivemos 16 bandas de diversos estilos musicais e regiões do país, cada uma delas com sua influência regional e sotaque musical.  Bandas de 2009:  Aerotrio (Campina Grande - PB), Chimpanzé Clube Trio (SP), Tigre Dente de Sabre (SP), Elma (SP), Fantasmagore (RJ), Grooverdose (SP), Macaco Bong (Cuiabá - MT), Malditas Ovelhas (São Carlos - SP) Retrofoguetes (Salvador - BA), Reverba Trio (Porto Alegre - RS), SaunoFlex (SP) e The Violentures (Campinas - SP).  E as madrinhas:  Mama Gumbo, Gasolines e Labirinto (SP) Intravenal Groove S/A de Campinas (SP). Além dos shows, desta vez no Clube Belfiore (CB Bar), tivemos 4 oficinas, debate e feira cultural na Casa das Caldeiras.
Na terceira edição em 2010, tivemos 20 bandas, também mostrando a total diversidade do festival: Bandas 2010: Aeromoças e Tenistas Russas (SP), Mamma Cadela (SP), O Garfo (CE), Tigre Dente de Sabre (SP), HellFishes (PR), Kozmic Gorillas (PR), Mullet Monster Orquestra (SP), Retrofoguetes (BA), Bufalo (SP), Epcos (PE), Huey (SP), Fantasmagore (RJ), Discotiki (SP), Martinez (SP), 3 Cruzeiros (SP), Saunoflex (SP), Astronauta Pinguim (RS), Groove Groove (SP), Pé na Cozinha (SP), Wash! (SP). Além dos shows tivemos 6 oficinas, debate, feira cultural e exposição de fotos.
Para a edição 2011 o projeto procura um novo espaço para a realização das 4 noites de shows, já que o Clube Belfiore, onde realizou suas duas ultimas edições fechou suas portas em janeiro deste ano. O último dia do projeto  com as demais atividades, acontecerá na Casa das Caldeiras.
Em 2009 /2010 o projeto transformou-se também em programa de rádio, durante 4 meses o programa Produto Instrumental Bruto foi veiculado na radio Costa Sul FM litoral norte de SP. Hoje os programas podem continuar sendo ouvidos via podcast no site do projeto. http://www.festivalpib.com.br/

Maiores informações:
Banda Huey - Foto Ariel Martini