segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Proac SP e a palhaçada dos patrocinios em 2010

Produtor cultural em SP não é visto como profissional e merece o maximo descaso dos seus governantes. Essa é a forma mais polida de falarmos sobre o que vem acontecendo com uma classe que atualmente vive de migalhas da cultura.

Desde 2009, é fato, que a verba destinada a cultura pelo Proac é um fantasma. Ninguém vê, ninguém recebe, nem mesmo os patrocinadores conseguem ter acesso a isso.

Prometeram 80 milhões para o ano de 2010 e em agosto a verba já estava esgotada. O mais estranho é que no final de junho e julho, ninguém conseguiu imprimir o tal boleto de patrocinio pelo site da Secretaria da Fazenda e quem consegiu teve seu patrocinio recusado e a verba voltou pros patrocinadores. Outro fato estranho é que em julho falaram que injetaram mais 20 milhões em verbas para o Programa. Eu mesma não conheço um só projeto que teve patrocinio pelo Proac em 2010!

Eu "ralei" 1 ano inteiro pra aprovar um projeto e aprovei em julho. O projeto tava lindo, super bem feito, com verba magérrima, já seria  a terceira edição pelo Proac com louvor, tinham acabado de aprovar uma prestação de contas da edição anterior com 2 apenas itens questionados (e eram meros questionamentos usuais pra não dizer que não pediram nada).

Hoje liguei na Secretaria de Cultura perguntando se de fato os rumores que ouvi na ultima semana eram verdadeiros "que a verba do Proac estava esgotada". A pessoa que me atendeu me disse "não sei de nada, vc tem que ligar na Secretaria da Fazenda". Liguei na Secretaria da Fazenda e me disseram "os Boletos podem ser impressos sem problema algum, porém a verba está esgotada". Liguei novamente na Secretaria da Cultura e o mesmo rapaz me atendeu e eu perguntei "acabei de ligar na Secretaria da Fazenda e me falaram que a verba do Proac estava esgotada, é verdade mesmo?" e o rapaz que tinha acabado de me falar que não sabia de nada e que era pra eu ligar na Sec. da fazenda me disse "é verdade sim, acabou a verba". Bom eu me pergunto POR QUE ELE NÃO ME DISSE LOGO DE CARA????" Bom me senti uma trouxa, além da trsiteza de saber que depois de 1 ano de muita ralação pra aprovar o projeto não terei patrocinio pelo Proac.

O pior de tudo é que esse projeto já deveria ter sido aprovado há mais de 2 meses, porém por causa do claro descaso dos funcionários da SEC, ele perdeu tempo e agora perdeu a possibilidade de ter patrocinio.

O que dá mais raiva é o tratamento que recebemos, parece que todos somos pilantras atrás de dinheiro apenas, e que nossos projetos não interessam pra cultura do estado. Não sei sobre o seu, mas o meu projeto é muito importante pra pelo menos 200 bandas de música instrumental que anualmente aguardam a possibilidade de tocar nele.

Sei que o papo aqui parece obvio pra muitos, mas não podemos deixar de falar que a cultura de SP está nas mãos do PSDB. Um partido que convenhamos não parece ligar muito para o povo. Além de muitas outras que não vemos aconecendo no estado, a cultura é um bom exemplo disso. Este ano ficou claro que enquanto o MINC vem se aprimorando a cada ano a SEC só anda pra trás!

Conversei com um cara da SEC em maio, na época meu projeto estava ainda em aprovação e num papo de mais de 1 hora ele me falou: "vc tem que torcer pra não entrarmos em greve. Tá todo mundo muito insatisfeito aqui. Não temos aumento há mais de 8 anos, todos os funcionários fazem questão de não fazer as coisas andarem. Afinal ninguém aqui é do PSDB."

Eu que não pertenço a partido nenhum apenas lamento esse tipo de comentário. Principalmente porque o único sabotado aqui não é o PSDB é sim a cultura de SP!!!!

Bom, ter ouvido isso me preocupou muito na época. Isso demonstra que nós produtores, estamos no meio de uma briga politica e nossos projetos são mero brinquedos pra essa turma toda. Ano de eleição sabemos que as coisas funcionam menos no Brasil, mas o descaso já passou dos limites!!
É hora de pensarmos em fazer alguma coisa! Botar a boca no trombone como já dizia o velho ditado.

Não é possivel que uma briga politica faça com que a morosidade de um órgão publico acabe com projeto imprescindíveis pra cultura do Estado como o meu e provavelmente o seu.

O Proac ICMS é um programa maravilhoso, mas tem sido tratado como o caça níqueis da SEC. Numa palestra do atual Secretario Andrea Matarazzo, vi o quanto isso procede. Ele ficou se gabando de programas que a maioria de nós nunca sequer ouviu falar e mal tocou no assunto Proac. Quando questionado sobre qual é a porcentagem da cultura no orçamento do estado o Secretario não respondeu, preferiu mudar de assunto fazendo uma piadinha de mal gosto contra o candidato da oposição Aloisio Mercadante.

Hoje me sinto uma idiota, não apenas como produtora, mas principalmente como cidadã.

Criei esse blog hoje só pra começar a tentar entender o que realmente será da cultura desse país daqui pra frente.

Estou triste porém não derrotada. Farei meu projeto mesmo sem recursos. Do jeito que der pra fazer. Enquanto isso provavelmente a verba que deveria ser nossa está pagando a eleição do PSDB.

Se vc quer que algo mude, pelo menos encaminhe este link pra seus contatos de produtores artistas. Se quiser muito, comente algo no blog. Precisamos fazer com que algo mude. Não é possivel continuarmos a ser tratados como oportunistas. Produtor tem que ser respeitado e tratado como um profissional!
Deixe seu comentário!

Quem sabe pelo menos uma única vez os produtores conseguem se unir pra alguma coisa e não apenas competir.

Hoje 30 de agosto de 2010 as 16h todos os produtores vão se encontrar no hall da SEC para uma ultima tentativa de conseguir alguma coisa. Vc está convidado!

10 comentários:

  1. Tô dentro! Atos públicos e mobilização são as nossas únicas armas contra descaso e pouca transparência.

    ResponderExcluir
  2. lamento ... e mais uma vez a novela se repete.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Inti! Nem estou diretamente envolvida nessa bagunça toda, mas também sinto uma revolta. Absurdo!
    Espero que seja possível um final pelo menos satisfatório para tudo isso.
    Boa sorte!
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Fiz a inscrição da empresa na primeira semana que abriram o cadastro. O projeto demorou quase 05 meses para ser aprovado. Abri a conta tão logo recebi o comunicado de aprovação, isto se deu na segunda passada e na sexta a verba já tinha acabado! Gente, isto é realmente uma palhaçada!
    Gisele

    ResponderExcluir
  5. REVOLTANTE!

    Esse problema não é exclusividade do Estado de SP. O desvio de verbas públicas para sabe-se-lá-onde é um verdadeiro câncer que ataca as mais diferentes partes do "organismo brasileiro".

    Esse é o país da Copa do Mundo, administrado por burocratas de plantão, e travestido com as cores alegres do carnaval.

    Carlos
    4º Sensorial

    ResponderExcluir
  6. Inti, vc disse tudo, de uma forma bem objetiva, direta! De fato somos, nós produtores, "tratados como oportunistas".
    Sempre fui muito bem atendida na Secretaria, mas essa imagem distorcida que existe dos produtores parece que está embutida lá.

    Não vou dizer que nesse meio não existam produtores oportunistas, mas eles não podem generalizar, tratar todos da mesma forma, ou melhor, tratar como todos fossem oportunistas!
    Já pensou se formos generalizar os funcionários públicos???? E os indicados então???
    As pessoas precisam lembrar que elas "estão" hoje ocupando um cargo. Amanhã podem não estar nestes cargos....

    E essa situação instável tem feito com que empresas desistam de investir no ProAC. Isso já aconteceu com uma empresa que conhecemos.
    Para empresa, que trabalha com um planejamento anual, essa desorganização de que hoje tem verba, no outro mês não tem; no outro tem, mas o sistema "não funciona"....é inaceitável e por isso a empresa optou em não investir mais pelo ProAC.

    E como vc bem disse, não vamos tratar essa tragédia do ProAC como questão partidária, pois isso não traz danos ao partido, que tem muita grana, mas traz sérias consequências para a Cultura, que já vive o drama de ter um orçamento reduzido.

    Outra coisa que precisamos lutar, e que conversei ontem ainda com um músico, é da valorização do artista e de toda uma produção (um tema que gera outro artigo, outra discussão).

    Participei aqui em Paulinia de um debate sobre políticas culturais e o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Newton Cannito, falou sobre a falta de visão sobre o trabalho do produtor, principalmente por parte das entidades governamentais. Talvez, por ele ter vivido o dia-a-dia de uma produção, ele tenha essa visão mais apurada.

    Cannito fez uma comparação com um time de futebol. Não adianta dar recurso para o jogador e não oferecer a ele estrutura. “Tem que começar a financiar o time e não somente o filme”, disse ele, que também comentou sobre a falta de pesquisa, planejamento e inovação nas iniciativas culturais, muitas vezes por falta de recursos.

    Vamos torcer para que no ProAC cada vez mais apareçam pareceristas que tenham essa vivência do que é produzir; já que as idéias não caem do céu!
    E também não é só estalar os dedos ou bater uma varinha e fazer plin plin para que tudo aconteça, apareça! No papel, depois de escrito, de pronto, tudo parece fácil, mas só quem trabalha na produção sabe que não é!

    Parabéns Inti pela iniciativa e pelo blog.

    abs,
    ana paula

    ResponderExcluir
  7. Só tem há uma coisa a fazer: NADA

    Greve Geral Cultural.

    Mas artista ta acostumado com migalha, e os produtores ficam rico por saberem disso.

    Boa sorte

    Ismael

    ResponderExcluir
  8. Realmente é uma vergonha sabermos que o orçamento disponível para 2010 não foi totalmente utilizado e eles insistem em falar que o orçamento triplicou, porém acabou!

    O ato j foi tenso, porém vamos atrás do que é importante. A cultura não pode ser sempre a prioridade mínima do governo! Cultura constroi uma nação!

    ResponderExcluir
  9. Essa luta tem meu total apoio, mas certas coisas tem que ser ditas com isenção. Lembro que o ProAC tinha 20.000.000 de verba e hj tem 80.000.000. O sucesso deste projeto cultural do Governo do Estado vem em detrimento do fracasso da Lei Rouanet na fase Lula que nenhuma empresa mais investe como antes e só mega projetos acabam levando a pouca verba disponível.
    Temos uma ONG com 12 projetos na Rouanet sem conseguir captar. Não entendi porque isso também não foi citado. Isso sim é que nos ferra como produtores.
    Temos um projeto de inclusão social pela música chamado CMIJ que ficou 2 anos girando sem conseguir captar. Só fomos salvos pelo ProAc no ano passado, justamente pelo ProAc ser mais inclusivo.
    Duro é enxergar a verdade com visão imparcial e não ideologicamente. Esperamos que o PT não entre no Estado e acabe com o ProAc como acabou com a Rouanet. Aí sim é melhor fechar nossas portas...

    Abraços a todos!

    André "Pomba" Cagni - Presidente
    Associação Cultural Dynamite

    ResponderExcluir
  10. E o drama se repete. O recurso de 2011 acabou hoje... Podem ter certeza de que o problema é imenso para os patrocinadores também. Estou administrando os problemas de 2010 até hoje e, pelo visto, continuarei em 2011. Lastimável.

    ResponderExcluir