sábado, 6 de agosto de 2011

Dia dos mortos no México

O texto a seguir foi escrito por mim em 2002 para uma extensa pesquisa de produção de um documentário intitulado "O Dia dos mortos no México" também participei da pré produção e pós produção do mesmo. A pesquisa buscou entender como o dia dos mortos acontece na sociedade mexicana, quais suas origens e como até hoje é um importante ritual cultural dessa sociedade. 





História e as tradições Antigas

A festa que celebramos nos dias 1 e 2 de novembro tem origens pré-hispânicas. Em todas as culturas do México antigo (Maias, Olmecas, Astecas, etc...).
A morte ocupava um lugar muito importante. Os antigos mexicanos pensavam que o “espírito dos homens era imortal’ , que existia um lugar onde iam parar as almas dos mortos. Os Nahuas chamaram esse lugar de Mictlán.
Apesar da semelhança com a religião Cristã, existem diferenças importantes. Uma delas é que as almas chegam ao Mictlán, não importando como se comportaram durante o mundo material da vida. Não existia o conceito de bom e mal, não se tratava de prêmios e castigos. Todos os mortos eram iguais. Muitos deles se convertiam em Deuses de acordo com sua morte. Os guerreiros mortos em combate se convertiam em aves de plumagem coloridas, e tinham a missão de acompanhar o sol durante sua passagem diária, especialmente no amanhecer e no entardecer.
Os Astecas consideravam-se soldados do Sol e que os rituais contribuíam para fortalecer ao Sol-Tonatiuh no seu combate divino contra as estrelas, os símbolos do mal e da escuridão da noite. Ofereciam sacrifícios aos Deuses que retribuíam com a luz do dia e a chuva para crescer a vida nas colheitas.
Os principais Deuses reverenciados eram Quetzalcoatl, Deus da vida que governa a terra e o céu e Mictlantlecuihtl, Deus do submundo e que guarda os mortos. Nas imagens talhadas em pedras nos templos Astecas, eles aparecem perfilados dividindo a mesma espinha dorsal. À Primeira vista, eles parecem uma só forma. Duas formas distintas os definem. Um complementando o outro, os dois juntos formando o todo. Cada um justifica a existência do outro.
Os Astecas dividiam o tempo em séculos de 52 anos. Ao final de cada ciclo celebravam a “Atadura dos anos”. A festa do Dia dos Mortos era celebrada nas Antigas civilizações vinculada com o calendário Agrícola Pré-hispânico. Era comemorada na época da colheita. Seria como o primeiro período de fartura, o primeiro banquete, depois da escassez dos meses anteriores. Os rituais anteriores à época do plantio eram iniciados com um período de Jejum, que chegava a durar mais de um mês em algumas regiões,, principalmente mais ao norte do México, onde viviam os povos Maias. Os rituais de pré-plantio eram sempre concluídos com Sacrifícios em massa para brindar aos deuses da Natureza. O Sacrifício era aceito não como um propósito pessoal, mas um bem coletivo, à continuidade da criação, para a saúde da Natureza.
Os sacrifícios geralmente eram feitos com muita crueldade, os Astecas são considerados o povo mais cruel de toda antigüidade, seguidos de perto pelos Maias. Decapitações, morte de animais e virgens são os sacrifícios mais utilizados. A parte do corpo dos sacrificados oferecida aos deuses era quase sempre o coração e o sangue derramado servia como ornamento nos altares dos rituais, que aconteciam geralmente em altares dentro de cavernas naturais. Talvez por conta de tantos sacrifícios, os povos do México tiveram que se acostumar com a morte com uma extensão natural da vida. Mesmo depois da colonização espanhola no século XVI, onde as tradições foram ‘domesticadas’ pelas missões Cristãs.
Os antigos mexicanos enterravam os mortos como múmias envoltas em ataduras de tecido e numa espécie de sarcófago chamado ‘Petate’. Lá colocavam comida e utensílios para a sua viagem pelo Chignahuapan, que significa na língua Nahua “Sobre nove rios”. Este lugar seria como um purgatório e era passagem obrigatória para chegar ao Mictlán. . Porém a viagem a Mictlán era perigosa. Os mortos tinham que atravessar um rio muito fundo, escalar montanhas, lutar com feras selvagens, etc.Por isso quando uma pessoa era enterrada com oferendas, geralmente eram Facas feitas de pedra Obsidiana, comida e bebida suficiente para a viagem, um cachorro que os acompanhava e se o morto era uma pessoa importante, o enterravam com alguns serventes sacrificados para a ocasião do enterro da personalidade.
Durante a colonização, os missionários cristãos trataram de erradicar estes costumes, mas apenas o que conseguiram foi modificá-lo. Fizeram com que a tradição coincidisse com a festa cristã dos mortos do dia “de todos os santos”. Festa que apesar de ser Cristã tem origem Celta. Porém a coincidência, dos indígenas permaneceu os restos de sua tradição original, o ideal da morte como extenção da vida e todos os rituais como veremos a seguir.


As tradições da festa atualmente

A celebração atual conserva o conceito de que os mortos não morrem, apenas que somente foram viver suas vidas do outro lado e podem voltar pelo mesmo caminho que fizeram se tiver comida suficiente para agüentar a jornada. Por isso as oferendas são colocadas nas casas no dia dos mortos. É uma forma de estimular os seus entes queridos de visitá-los de vez em quando. Esta é uma idéia que contrapõe a idéia universal de que os mortos assustam. As pessoas que amamos jamais poderiam nos fazer mal e a melhor maneira de lembrar delas é as convidando a comer o que elas mais gostavam. E isso só acontece no México.
As atividades do dia dos Mortos duram alguns dias. Iniciam oficialmente na noite do dia 31 de Outubro quando as almas dos “Angelitos” começam a chegar. No dia 1o de novembro os adultos falecidos vêm durante o dia , mas principalmente ao meio dia, horário do almoço do dia de todos os santos( dia 1o). As crianças mortas sempre chegam antes dos adultos por conta de suas almas mais puras e leves. Em algumas localidades, no dia 1o de novembro são lembradas as crianças falecidas, chamadas de “Angelitos”(Anjinhos). Os que faleceram na idade adulta são relembrados no dia 2 de novembro. As crianças e adultos que foram batizados se vão à meia noite daquele dia primeiro.
Os mexicanos acreditam que as almas retornam com suas personalidades iguais de quando eram vivos, por isso seus gostos continuam os mesmo e são satisfeitos nas oferendas e as suas respectivas “calaveras” estarão sempre vestidas representando a profissão que o falecido teve em vida ou com acessórios que tornem a “Calavera” parecida com o morto.
No México contemporâneo, a morte é como um espelho que reflete a forma que vivemos e nosso arrependimento. A morte é uma fase de um ciclo infinito.
A festa tem o propósito de preparar a crianças e os adultos com a idéia da morte, para que a aceite como parte inevitável da existência humana.


Tradição e Economia

Da Segunda metade do mês de outubro até a metade de Novembro, lojas por todo o México estão repletas de produtos para o dia dos mortos. Diferentes tipos de esqueletos e outros brinquedos macabros, pacotes de papel picados, coroas e cruzes elaboradas e decoradas com papel e flores, velas, lamparinas, flores frescas principalmente calêndulas e crista de galo.
Entre os comestíveis temos as caveiras, caixões feitos de açúcar, chocolate e sementes de amaranto. Pães especiais, pães enrolados de açúcar chamados ‘Pão do Morto’. Os pães existem em vários tamanhos e a massa é moldada em diversos formatos como ossos, almas e figuras relacionadas à morte. Os comestíveis são vendidos especialmente para as oferendas e para os familiares se presentearem.
Os cemitérios e as ruas também transformam-se em grandes mercados. Comerciantes ambulantes tomam todos os espaços procurando vender todo tipo de comida típica da festa , souvenirs, Flores, Brinquedos artesanais, produtos mexicanos para turistas, enfim tudo o que pode-se vender em dias que o povo está nas ruas.
Atualmente as mais importantes cerimônias e que conservaram muitas das tradições dos antigos povos são dos Índios Purépechas do famoso Lago Patzcuaro, especialmente na ilha de Janitzio. Outras festas importantes são dos povoados do Istmo de Tehuantepec, Oaxaca e Cuetzalan Puebla. Isso considerando que na capital Cidade do México a influência do Helloween norte-americano já pode ser percebida no comércio local.
Essa influência do Helloween trouxe ao comércio produtos como grandes abóboras, fantasias de bruxa, vampiros e outros personagens macabros e máscaras de todos os tipos até de personalidades. Devo salientar que o Helloween é de origem Celta e adquiriu algumas influências de outras culturas inclusive dos antigos mexicanos.
O dia dos mortos começou mesmo a ter uma conotação mais comercial neste último século principalmente depois que Jose Guadalupe Posada (1852-1913) popularizou as “Calaveras” com produção em massa de gravuras Litográficas, posters e decorações que a cada ano tornavam-se mais habituais na vitrines das lojas. Usando de muita Sátira e humor negro, retratou personalidades sociais e políticas como “Calaveras”. As diferenças sociais e a crise econômica durante o governo ditatorial de Porfírio Diaz, fez com que Posada usasse principalmente os políticos como alvo de seu trabalho isso chamou a atenção do povo que consumiu e disseminou ainda mais a tradição das ‘Calaveras’. Seus impressos eram sempre acompanhados de versos ritmados e frases de efeito, que hoje são ditos populares sobre a morte usados em todo o mundo , inclusive no Brasil. Sua “calavera” mais conhecida e clássica até hoje é “La Catrina”, uma lady da alta sociedade mexicana , que viveu na virada do século e ficou marcada pelo seu chapéu de abas largas.


Os Rituais e Atividades

Entre as tradições e rituais da festa do Dia dos mortos talvez a mais interessante e marcante sejam os altares de oferendas aos mortos. O Museu Regional de Guadalajara geralmente faz uma mostra dos diferentes tipos de altares que encontrados pela área de Jalisco. Os altares mais bonitos também podem ser encontrados nas regiões de Tlaqupaque e Zapopan. Em Chapala e Ajijic encontraremos alguns altares temáticos.
Os altares preparados nas casas das famílias mexicanas podem variar de região para região mas basicamente tem que apresentar uma estrutura parecida. Usando caixas vazias de papelão empilhadas em forma de Pirâmides semelhantes aos templos Astecas de Teothuacan, o Altar é coberto sempre com uma toalha branca. Quatro velas são colocadas no topo da Pirâmide para representar os pontos Cardeais. Uma vela a mais é acesa para cada alma esperada. As velas representam fé e esperança e ardem por toda a noite do dia 31 e 1o iluminando o caminho das almas. É aceso também um incenso feito de Copal, uma resina de árvore, que sempre foi muito usado por lá desde os antigos povos.
Até o mais simples altar tem que ter os 3 elementos básicos: Água para que a alma mate a sede e para sua purificação , Sal para temperar os alimentos e também é usado na purificação e Pão que representa o alimento necessário para a sobrevivência.
A purificação e a Higiene pessoal da alma também tem grande importância. Os mexicanos acreditam que o morto vai querer estar belo para encontrar seus familiares. Uma bacia (lavatório), sabão, toalhas, espelho, escova de cabelo entre outros objetos, são colocados num canto do altar.
No segundo andar mais alto da pirâmide temos as “Calaveras”. Geralmente são três , representando a santa trindade. Não importando quantas almas são esperadas, pois esse número pode aumentar mas não diminuir. .
No altar também se colocam fotografias dos familiares e um candelabro para as velas para cada alma que se “espera para o Almoço”. A comida depende da região do país. Na Cidade do México, geralmente é Mole (guisado de carne bem temperado)ou Tamal (empanada de massa de farinha de maiz , também bem condimentada), doces típicos tequila, água fresca, cigarros e o que mais podem oferecer para agrada o visitante.
Acredita-se que se os vivos provarem os alimentos depois que as ‘visitas’ vieram, já não terão o mesmo gosto, pois o morto levou sua essência. Os defuntos chegam às casas no dia primeiro de novembro, exatamente ao passar do sol pelo meio dia, guiados por caminhos de pétalas de Cempasúchil. Para as crianças que já se foram, é colocado um pão doce especial, com açúcar pintado de rosa e brinquedos.
O hábito de usar o papel picado é uma origem Asteca também. O Papel picado é espalhado pelos altares, pelas ruas, formam imagens e têm a intenção primeira de enfeitar e colorir ainda mais essa festa. Cores diferentes são usadas de acordo com a intenção da comemoração. Papel Preto para as religiões pré-hispânicas, Púrpura para a dor e sofrimento, Rosa para a celebração e para divertir as crianças, Branco para a pureza e esperança, Amarelo e Laranja para as Calêndulas, o sol e a luz e o Vermelho para os Cristãos representando a cor do manto de Jesus.
As Flores também têm um lugar especial no altares. Representam a brevidade da vida. Servem para estilizar, decorar e dar significado a certos altares. Nos tempos dos Astecas a flor chamada Cempasúchil (Calêndula), era conhecida como a flor de 400 vidas. Por isso uma cruz de pétalas de Calêndulas hoje costumam formar uma cruz no chão em frente aos altares, para que ali os mortos possam se ajoelhar e expulsar suas culpas.
Itens pessoais também são colocados nos altares. Sempre bens materiais que o falecido mais gostava. Todo o tipo de coisa é possível de se encontrar desde roupas, brinquedos, livros, instrumentos musicais, etc.
As Famílias acreditam que as almas vão ao Panteão (Panteon), uma espécie de templo , na tarde de 2 de novembro. Nos cemitérios, principalmente no dia 2 que é o dia dos Mortos, os mexicanos fazem grandes festas. Os túmulos são adornados com papeis picados coloridos, Flores, e todo tipo de homenagem que vão desde respeitosas velas a todo tipo de souvenir e decoração típica da festa, seja ela respeitosa ou totalmente satírica. Os túmulos que foram limpos e arrumados nos dias anteriores, hoje servem de local para uma festa familiar que pode até assustar os turistas mais desavisados. Os mexicanos costumam levar cestas de Piquenique, Garrafas de Tequila para brindar os que partiram e até bandas de cantores Mariachis que cantam durante horas homenageando os mortos. Inclusive alguns grupos de cantores Mariachis percorrem as ruas das cidades e visitam algumas casas sempre cantando músicas típicas da festa com versos rimados satirizando a morte.
Sem restrição em todas as partes tem uma festa popular onde o mexicano se diverte com a morte. Os amigos se presenteiam com caveiras de açúcar com seus nomes escritos na frente, para recordar a todos que uma dia morrerão também.
Pelas ruas circulam os “enterritos”, isso acontece muito em Tláhuac, Xochimilco e muitos povos da região. Os enterritos são grupos de pessoas que carregam um pequeno caixão com uma caveira de papel e cartão que se levanta quando é puxado por uma cordinha. A intenção é assombrar e divertir os que por eles passam.
As crianças vão de casa em casa pedindo sua “caveirinha”, que originalmente consistia num pão de açúcar e doces, mas hoje pode significar dinheiro.
Em alguns povos como o de Naolinco, Veracruz e Mixquic em Xochimilco, existe o costume de visitar as oferendas. Ao entrar nas casas canta-se uma canção e o dono presenteia os cantores com Tamal e doces.

Frases e Ditos populares

A tradição de Jose Posada, que ousou criar frases de efeito junto a suas “Calaveras”, foi gerando uma série de Ditos populares que o povo mexicano foi criando ao longo dos anos e incorporando ao folclore e à cultura de seu país. Desde então costuma-se fazer versinhos satíricos anunciando a morte de políticos, amigos e parentes. Sempre exagerando os defeitos do referido. Em todos os periódicos de circulação nacional aparecem as caveiras junto a frases. É a Picardia mexicana aplicada à morte.
Algumas delas correram pelo mundo e foram incorporadas por outras culturas, principalmente de origem latina. No Brasil conhecemos muito bem algumas dessas polêmicas e cômicas frases que até então algumas pessoas podem não saber a origem.
Frases tradicionais usadas (ditos populares criados para a ocasião):
- Ao fim que para morrer nascemos.
- Ao vivo tudo lhe falta, ao morto tudo lhe sobra.
- Amigos até morrer, mas quanto a prestar nada tenho a dizer.
- Para minhas caveira deixa que eu tiro os dentes.
- A quem Deus quer para si, pouco tempo tem aqui.
- Ai morte, não me cerques, que estou tremendo de medo!
- Cansado de velar cadáveres e não puros mortos com cabeças de fósforos.
- Caindo o morto e soltando o pranto.
- Como já está morto, seja o que é a eternidade..
- Quando o pássaro Tecolote canta, o índio morre, não é certo porem acontece. 

- Quando estiveres morto ,todos dirão que você foi bom
- Ao diabo a morte, enquanto a vida nos dure.
- Daqui a cem anos, todos seremos pobres coitados.
- Onde se chora está o morto.
- O asno só na morte tem descanso.
- Ao morto a sepultura, ao vivo a travessura.
- O morto e o encostado fedem no terceiro dia.
- Era maior o defunto.
- Existem mortos que não fazem ruídos pois é maior o seu penar.
- A dó não mata, mas ajuda a morrer.
- Morto o cachorro, curou-se a raiva.
- Não é má a morte quando ela leva quem deve.
- Piolhos que morrem na Espanha, no México ressuscitam.
- Antes morto que atrasado.
- O morto se sente pesado somente quando o carregam.
- Erva ruim nunca morre, e se morre não faz falta.

Frases célebres relacionadas com a morte:
- Ciclo é a existência e fazemos mal quando ao querer a medir, fixamos a morte e o sepulcro com extremos.(Manuel Acuña)
  - A morte não é mais do que um acidente da vida universal, a imortalidade os homens inventaram para se consolarem do efêmero de suas vidas.(Dr. Atl)
- Os velórios são para os mexicanos, na realidade mais do que uma ocasião de se enfrentar um futuro inexorável, é a oportunidade de descansar, murmurar e se divertir.(Maria Elvira Bermudez)
- Frente à proximidade da morte, a necessidade de acuar se acrescenta. Morro a cada dia. Não há nada de novo nisso. (José Luis Cuevas)
- Porém, agora o que importa um ano a mais no tempo de um morto? Quisera morrer silenciosamente, sem deixar nenhum sinal, como morre um música, distante como um ouvido desatento.(Calos Diaz Dufoo Filho)
- Não tenho medo da morte porque ela é uma mulher.(Emilio Fernandez)
- Quanto mais erótico se é, mais se tem obsessão pela morte. Erotismo e morte vão sempre de mãos dadas. (Hugo Vega)
- Eu não tenho medo da morte, porém tenho medo ao modo como vou morrer. Quisera fazer como Dom Quixote, sensato e com a alma sossegada “. (Luiz Gonzalez Obregon)
- Aos grãos do trigo sepultados na terra morrerão, já que a morte é a indispensável condição para renascer.(Luis Maria Martinez)
- Morrer não é nada quando se morre pela pátria. (José Maria Morelos y Pavon )
- A morte é um ato infinitamente amoroso. ( José Revueltas)
- Mesmo que seja Jade se quebra, mesmo que seja ouro se rendem e até a plumagem de Quetzal(ave tropical de Guatemala) se desgarre: Não para sempre na terra! Só um breve tempo aqui! (Nezahualcoytl)
- Como uma pintura iremos nos borrando, como uma flor havemos de nos secar sobre a terra, tal qual roupagem de plumas do Quetzal, do Zacuan, do azulejo iremos perecendo.(Nezahualcoytl)
- Chorar teus mortos com um desconsolo tal que parece se não que é eterno. Quem não sabe que no México seguimos ao pé da letra o preceito bíblico de elogiar aos mortos? Aos vivos os elogiamos quando podem nos dar algo.(Amado Nervo)
- Até a morte tratamos os mexicanos como um melado, a envolvemos com uma Tamal nas melosas pétalas de Elote. Nos povos do México as pessoas se juntam para rezar 9 noites pela alma de um defunto.(Octavio Novaro)
- A morte é intransferível, como a vida. A diferença do mexicano é que perante a morte ele se nutre de sua indiferença perante a vida.(Octávio Paz) 

- Ido o Prazer, a morte a quem assusta?(Ignácio Ramirez)
- Teu cadáver vai te alcançar, não tenhas cuidado.(Jaime Sabines)
 - A vida é um passo à morte, nascemos para morrer. (Carlos Trouyet)
 - A morte é o instante em que a mariposa escapa da rede, no nosso corpo a alma está oculta e a morte que te permite ser. A vida e a morte não são dois pólos opostos, senão dois estados conexos entre os quais nem todos os contatos acabam.(José Vasconcelos)
- A morte toma sempre a forma alcova que nos contém.(Xavier Villaurrutia)



6)Vocabulário:
  Panteão – Templo de forma redonda que os antigos dedicavam aos deuses. Edifício sagrado onde se guardavam as cinzas dos mortos.
  Obsidiana – Rocha constituída de material vítreo vulcânico, de que se faziam instrumentos cortantes e espelhos.
  Nahuas – Antigo povo indígena da alta-planície, muito civilizada e teve muitos nomes: Tolteca, Chichimeca e Azteca. Nahua é também o nome do idioma desses povos.

Bibliografia e dados para pesquisa:

WILFRIDO, Du Solier; Ancient Mexican Costume, 1950.
HIGINO, Vásques Santana, El Carnaval (Monografias históricas y folkloricas mexicanas.
SÉJOURNÉ, Laurette; Pensamiento y religion en el Mexico Antiguo.
REDFIELD, Robert; Civilização e Cultura de Folk: estudos da variação cultural em Yucatan.
THOMPSON, John Eric; Historia y religion de los Mayas,1985.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto e fiquei interessada em ver seu documentário. Coo faço para ve-lo? Ele está na internet ou o encontro em video locadoras?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O documentário infelizmente não está disponível na internet, mas tem algumas fotos do making of dele no blog do diretor de fotografia do doc, o mestre das lentes, Carlos Ebert.

    http://carlosebertcinematographer.blogspot.com.br/2004/08/amerindio.html

    ResponderExcluir