sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Como mandar bem num edital cultural...

Estou mergulhada na avaliação de um edital... E agora que ja estou no fim da primeira etapa (avaliação das fichas, documentos e propostas de inscrição) não poderia não falar algumas coisas pra turma da cultura e principalmente pro meus alunos lindos que esse ano vão se aventurar em editais por ai...
- Leiam e interpretem o edital inteiro. Não adianta ler por cima, nem ler mal lido. Se possível leia mais de uma vez e grife as partes mais importantes.
- Se o edital pedir projeto, faça um projeto coerente com o edital, mas principalmente coerente com seu currículo e com o que vc já vem produzindo. Não adianta alguem de fotografia se inscrever em edital de musica ou coisas do tipo.
- Na hora de montar a documentação, faça uma lista check list de documentos, pra não ter perigo de faltar nenhum e coloque os documentos solicitados pelo edital na ordem solicitada pelo edital.
- se o edital pedir copias de comprovantes de participação em espetáculos, cursos, etc. sempre destaque onde aparece o nome de vcs nestes comprovantes, afinal o parecerista não tem tempo nem paciencia de ficar procurando o nome de vcs em materiais enormes.
- Envie apenas o que o edital solicita. Enviar um monte de comprovantes e documentos não solicitados cansa o parecerista que além da sua inscrição terá que avaliar mais centenas de inscrições.
- Faça uma pesquisa sobre o edital e sobre o programa que vc esta se inscrevendo. Isso te dará muito mais chances. O parecerista vai avaliar também o quanto vc demonstra conhecer sobre o que vc esta se inscrevendo.
- Seja objetivo e sincero. um bom parecerista percebe quando a pessoa está tentando mentir ou enrolar a avaliação.
- Seja organizado na apresentação e montagem dos documentos. Uma proposta bem organizada ganha pontos pelo menos com a empatia do parecerista.
- Um edital cultural pede que o inscrito tenha um diálogo com as propostas / missão do órgão, entidade ou empresa a que se concorre. Mas nunca esquecendo que é um edital de cultura e não um concurso careta de outra area.
- Não deixe a inscrição para a ultima hora!!
Nessa época do ano tem muitos editais abertos: Petrobras, Funarte, VAI, etc. Veja qual é o edital que mais tem a ver com sua demanda e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário