sábado, 3 de janeiro de 2015

O SESC e a fácil difícil produção de artes em SP...


O SESC é massa, mas pra quem trabalha com cultura sabe que um dos maiores problemas é a burocracia... só dizer que o SESC é o unico espaço da cidade que ainda exige dos músicos OMB e ECAD super em ordem. E o cadastro pra contrato então... uma lista infinita de documentos e corre o risco de não dar certo e ter que começar do começo. Pois é pois é...
Pra nós produtores é bom e ruim. Se por um lado ficamos super tranquilos com a parte técnica e estrutural da produção (quando se produz no SESC é só chegar lá e já está tudo pronto) por outro corta um pouco o tesão de produzir, pois o produtor externo só precisa correr atras da burocracia (justamente a parte que mais odiamos) e da curadoria (que provavelmente já foi feita bem antes).
E o texto do Barça é certeiro (link abaixo). O SESC cria um mercado de cachês infelizmente impraticaveis fora dele. Não há lei de incentivo ou programa de estado que substitua isso. Nesses ultimos anos ouvi diversas falas de Juca Ferreira falando justamente disso, da falta de uma boa política para as artes. Sem dúvida será um dos grandes desafios dessa proxima gestão do MinC. 
Uma das boas iniciativas que estão a caminho é justamente a lei Procultura, que vem substituir a Rouanet e altera totalmente o foco, quando muda critérios de isenção fiscal e distribui melhor os fundos de cultura em Fundos setoriais. Mas pra dar certo precisa também da aprovação da PEC da Cultura. A Procultura e a Pec da Cultura são batalhas que já vem de muitos anos e devem ser um dos motes da nossa batalha esse ano.


http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/08/23/o-sesc-e-a-concorrencia-desleal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário